A Palavra

Eugene H. Peterson, professor emérito do Regent College, em Vancouver – Canadá, diz o seguinte: Esse livro (a Bíblia) nos torna participantes no mundo da existência e da ação de Deus; nós não participamos dele em nossos próprios termos. Não elaboramos a trama nem decidimos qual será o nosso personagem. Esse livro tem poder gerador: coisas acontecem conosco quando permitimos que o texto nos inspire, nos estimule, repreenda, apare as arestas. Ao chegar ao fim desse processo, não somos mais a mesma pessoa.

segunda-feira, 27 de julho de 2015

Todo Cuidado é Pouco...



Vigiai, pois, em todo o tempo, orando, para que possais escapar de todas estas coisas que hão de acontecer, e estar em pé na presença do Filho do homem.  Lucas 21:36

Como vocês notaram, nesses últimos dias parece que não sei falar sobre nada mais além do cuidado que devemos ter com os acontecimentos que andamos presenciando no mundo todo e que são sinais importantes deixados por Deus para que os Seus filhos não se percam no tempo, no meio da turbulência que virou a vida moderna. Insisto nesse assunto porque tenho sentido e visto em muitos a mesma sensação; estamos com os dias contados aqui no planetinha.

Acho que todos têm visto (e se não viram ainda, vejam...) os estudos sobre as luas de sangue, sobre o final do Ano Sabático, sobre os eclipses, sobre os terremotos cada vez mais frequentes e intensos, sobre os tsunamis que também estão cada vez mais comuns. Já ouvimos muito falar sobre fomes, (lembrem-se de que há alguns anos fizeram até uma música especial gravada por vários artistas em favor da Etiópia por causa da fome), sobre as pestes, (nisso podem incluir o ebola, bem recente), e principalmente sobre a frieza humana em relação ao seu próximo. O amor já se esfriou bastante, como Jesus predisse em Mateus 24.12 e continua se esfriando; está cada vez mais difícil manter o respeito e o amor entre as pessoas e por isso o índice de violência está como está; por falta de AMOR e excesso de egoísmo.

Tudo isso acima são sinais que a Bíblia nos deixou para que estejamos atentos e não nos deixemos engolir por este redemoinho que virou a vida nos últimos anos. São sinais da volta de Jesus a este planeta, e aquilo que Jesus prometeu Ele vai cumprir. Se somos seguidores de Jesus Cristo somos também Seus discípulos e quando a Sua crucificação estava bem próxima, em uma conversa de despedida com os Seus discípulos Ele lhes disse: “Não se perturbe o coração de vocês. Creiam em Deus; creiam também em mim. Na casa de meu Pai há muitos aposentos; se não fosse assim, eu lhes teria dito. Vou preparar-lhes lugar. E se eu for e lhes preparar lugar, voltarei e os levarei para mim, para que vocês estejam onde eu estiver. Não os deixarei órfãos; VOLTAREI para vocês. ”João 14:1-3 e 18. (NVI). Então, podemos crer e esperar que Ele vai voltar mesmo, é palavra Sua. E os sinais foram deixados como alerta sobre a época “aproximada” em que isto aconteceria, quase como um ato de misericórdia a mais de Deus, misericórdia que se renova a cada manhã, para que não nos esqueçamos disso com a tribulação da vida.

Muitos cristãos andam vivendo a vida como se não houvesse fim de nada para eles. É claro que não podemos agora parar todas as nossas coisas e ficar apenas alimentando o espírito para que não sejamos pegos de surpresa. Precisamos sim continuar com o nosso trabalho, nossos estudos e tudo mais. Porém, não podemos viver só para isso e colocar essas coisas em primeiro lugar. É justamente o contrário; devemos colocar essas coisas terrenas em segundo lugar, depois do cuidado com a fé. O que se vê não é isso, antes, todos estão preocupadíssimos em viver, viver e viver; seja lá o que isso signifique para cada um.

Quero apenas incentivar você a não duvidar disso, procure ler mais a Palavra de Deus, pois é ela que vai te instruir. Se tiver dúvidas, não hesite em buscar ajuda de quem tem mais conhecimento do assunto, isso é algo que vem sendo estudado por pastores de muitas Igrejas que “ainda” são confiáveis. Uma coisa é certa, está em jogo o seu destino final que é ETERNO, não se esqueça disso!

Medite nestes versículos abaixo:

Asseguro-lhes que aquele que crê tem a vida eterna. João 6:47

E estes irão para o castigo eterno, mas os justos para a vida eterna". Mateus 25:46

“...fé e conhecimento que se fundamentam na esperança da vida eterna, a qual o Deus que não mente prometeu antes dos tempos eternos.” Tito 1:2

sábado, 18 de julho de 2015

E o Dono da Terra Falou...


Eis que, naqueles dias e naquele tempo, em que mudarei a sorte de Judá e de Jerusalém, congregarei TODAS AS NAÇÕES e as farei descer ao vale de Josafá; e ali entrarei em juízo contra elas por causa do meu povo e da minha herança, ISRAEL, a quem elas espalharam por entre os povos, REPARTINDO A MINHA TERRA entre si. Joel 3.1,2.

Ainda nessa visão apocalíptica que anda invadindo a minha mente ultimamente, gostaria de dividir com vocês mais algumas novidades que já se percebem no horizonte a respeito da Palavra de Deus que sempre se cumpre. Vocês leram ali no verso inicial várias palavras em destaque porque são palavras importantes para entendermos o que vem acontecendo atualmente.

Para quem não está completamente familiarizado com os textos bíblicos, essa foi uma palavra dada por Deus ao profeta Joel muitos anos antes de Cristo ainda. É um alerta de Deus sobre o povo de Israel e sobre as nações que entrariam em peleja contra Israel por posse de terras e pela posse de Jerusalém, entre outras disputas. Notem que Deus se refere a Israel como "meu" povo e "minha" herança. Isso não foi invenção humana não, isso foi decisão de Deus em Sua soberania. Não sei se já entrei nesse assunto aqui, mas quando nos referimos a Israel como " povo escolhido" de Deus, é porque, de fato, Deus escolheu um povo terreno para nele manifestar Sua glória e também Sua vontade para o mundo físico, eles são o modelo e o exemplo de realidades espirituais na dimensão terrena. Não são melhores nem piores do que ninguém, são simplesmente seres humanos como todos nós, há no meio deles pessoas boas e pessoas ruins, mas foram escolhidos por Deus para o que já mencionei, a manifestação de realidades espirituais no mundo físico. No livro (Sangrando até à vida) falo rapidamente da questão.

Na palavra dada ao profeta, Deus diz que vai "congregar" TODAS AS NAÇÕES para entrar em juízo contra elas a respeito do fato de terem se voltado contra Israel expulsando-os de seu lugar, repartindo entre si as terras e espalhando este povo entre os povos da terra. Notem também que Deus se refere à possessão em questão como MINHA TERRA. Só mesmo não conhecendo Deus para querer entrar numa briga dessas, tão desproporcional! Ou não acreditando na existência d'Ele; o que vem a ser a mesma loucura! Porque assim como não se pode provar que Deus existe (pensam alguns), também não se pode provar que Ele NÃO existe. Você que não crê, pode até querer pagar para ver, mas fica o alerta; o preço é altíssimo! E a dívida será eterna...

Pois bem, o que uma palavra tão antiga tem a ver com os nossos dias? Muita coisa. Primeiro quando nos lembramos que não foram apenas as nações de antigamente que se voltaram contra Israel. Não dá para apagar da História o martírio que os judeus sofreram, sendo mortos, torturados, saqueados, espalhados pelo mundo, exatamente como mostra a palavra dada ao profeta e que já se cumpriu em parte, com o Nazismo, mas ainda não acabou, continua se cumprindo até hoje. Ainda existe muito antissemitismo correndo veladamente nas nações ocidentais e correndo livremente nas nações que rodeiam Jerusalém. Suas terras continuam repartidas entre muitos (como mostra o versículo), continuam sendo motivo de brigas, e Israel recuperou apenas uma parte quando foi estabelecido o Estado de Israel em 14 de maio de 1948, logo após o Holocausto. Temos visto a briga pela posse de Jerusalém que, biblicamente, também pertence aos judeus e é um símbolo máximo para o cristianismo, tipificando a "noiva" de Cristo, ou seja, a Igreja (Leia Apocalipse 21.2). Então, a palavra alcança nossos dias também, principalmente quando se nota que Deus avisou que reunirá as nações em um vale para entrar em juízo com elas e isso ainda não aconteceu, mas está se desenhando.

Na próxima reunião da Assembleia Geral da ONU, agora em setembro, será votada uma proposta francesa sobre o estabelecimento de um Estado Palestino que teria Jerusalém como capital compartilhada com o Estado de Israel. É uma mistura bem explosiva. Eu acho que os palestinos precisam de um Estado reconhecido e definido em suas fronteiras, é claro, mas é preciso lembrar que esta questão não é e nunca foi apenas geopolítica, ela é sim uma questão religiosa e isto é fundamental para entendermos os direitos de um e de outro e também os sinais que a Bíblia traz sobre os últimos dias.

A palavra profética no versículo citado lá no início, demonstra mais uma vez que a Bíblia não é um livro qualquer e que as coisas que lemos nela devem ser levadas muito a sério. Tantas palavras proféticas que encontramos ali já se cumpriram e agora vemos mais uma prestes a acontecer; a divisão de Jerusalém, além da divisão das terras de Israel. Jerusalém foi sempre disputada por muitos e, no entanto, biblicamente ela é conhecida como a cidade de Deus. Preste atenção neste versículo: “E levou-me em espírito a um grande e alto monte, e mostrou-me a santa cidade de Jerusalém, que descia do céu da parte de Deus, Apocalipse 21:10. Quem quiser ler mais sobre os decretos de Deus para Jerusalém, leia o livro de Zacarias na Bíblia, em especial o capítulo 12.

Enfim, estamos vendo a humanidade fazendo o que bem entende como certo sobre o povo de Deus e sobre Jerusalém, mas a última palavra será do Senhor, Criador do céu e da terra. Na palavra dada ao profeta Joel, Deus avisa que entrará “em juízo” com as nações por causa de Seu povo e de Sua cidade, Jerusalém. Esta palavra é para os nossos dias, para quando Jerusalém se tornar o “estopim” de uma luta muito maior do que as que já enfrentou até hoje. Isto está, por enquanto, bem guardado debaixo da aparência de justiça embutida nessa partilha que será votada em setembro, mas a temperatura vai subir. Vamos aguardar os fatos e nos lembrar de alguns versículos importantes:

Eis que eu farei de Jerusalém um copo de tremor para todos os povos em redor, e também para Judá, durante o cerco contra Jerusalém.

E acontecerá naquele dia que farei de Jerusalém uma pedra pesada para todos os povos; todos os que a carregarem certamente serão despedaçados; e ajuntar-se-á contra ela todo o povo da terra. Zacarias 12:2-3

Lembre-se, principalmente, do versículo no início do texto e compare com isso:

O Senhor edifica a Jerusalém, congrega os dispersos de Israel. Salmos 147.2

sábado, 11 de julho de 2015

Ninguém poderá dizer que não foi Avisado !


"Depois disso, derramarei do meu Espírito sobre todos os povos. Os seus filhos e suas filhas profetizarão, os velhos terão sonhos, os jovens terão visões. Até sobre os servos e as servas derramarei do meu Espírito naqueles dias. Mostrarei maravilhas no céu e na terra, sangue, fogo e nuvens de fumaça. " Joel 2.28,29,30 e 31.
Nunca esses versículos do profeta Joel provocaram tantas discussões e divergências de opiniões como as que temos visto ultimamente. Todos nós temos observado o quanto essas coisas têm aumentado por todo o mundo; cada dia mais ouvimos falar de jovens, crianças e velhos tendo sonhos e visões apocalípticas. Eu mesma assisti a vários vídeos essa semana gravados por jovens, adolescentes e crianças que estão sendo sacudidos por sonhos sobre o Arrebatamento. Facilmente percebe-se que não são criações de mentes infantis e imaturas. São mensagens sólidas que inclusive se integram e convergem para uma mesma direção confirmando a unidade da informação. Também temos visto os velhos tendo visões e principalmente as "coisas estranhas" acontecendo nos céus e na terra, tal como lemos no versículo citado no início.

Outra coisa diferente que vem acontecendo é o fato de os próprios judeus, rabinos e mestres, estarem estudando e se manifestando sobre o assunto. Estudos sobre o Shmittah, ou Shemitah, como o que faz o rabino Alan Horvath (quem quiser ver é só procurar no YouTube pelo nome dele), têm povoado os sites evangélicos por aí. Cuidado, porque na internet aparece de tudo, confira sempre com o que diz a Bíblia.

Enfim, esse estudo sobre o Shmittah, que trata do Ano Sabático do Senhor, tem provocado vários comentários. Alguns o desprezam porque acham que estão querendo "marcar" ou "programar" a volta de Jesus. É preciso atenção, pois ali, ninguém diz exatamente o dia nem a hora do evento principal(a volta de Jesus), apenas observam os sinais e percebem que o momento se aproxima a uma velocidade que muitos, por excesso de zelo, estão desprezando. O próprio Senhor chamou a atenção dos fariseus que sabiam observar os sinais dos tempos no mundo físico, mas não percebiam os sinais dos tempos do mundo espiritual. E mais, o Senhor também orienta seus discípulos a ficarem atentos para não serem pegos de surpresa, pois será na hora em que "menos esperamos" que Ele virá, e se estivermos desprezando todos os sinais que Ele mesmo indicou, será que estaremos preparados? Ou estaremos todos ocupados tentando resolver a nossa vida no mundo físico e deixando para depois a nossa vida no mundo espiritual entendendo que Jesus ainda pode demorar...

Em Mateus 24.44 Jesus diz o seguinte: "Assim, também vocês precisam[1] estar preparados, porque o Filho do homem virá numa hora em que vocês menos esperam." E também em Lucas 21.36: "Estejam sempre atentos[2] e orem para que vocês possam escapar de tudo o que está para acontecer, e estar de pé diante do Filho do homem". É claro que sabemos que esse preparo refere-se ao cuidado diário com a vida espiritual, mas no contexto da conversa de Jesus com os discípulos os versículos são exatamente uma orientação para os últimos dias, para ninguém "dormir" no ponto.

Muitos não se importam com os estudos sobre o Shmittah e com o fato de alguns judeus estarem se manifestando sobre a proximidade cada vez mais real da volta de Jesus porque acham que eles estão "ainda" aguardando a primeira vinda do Messias. Só que as coisas mudaram muito já, e temos um grande número de judeus Messiânicos que já estão cientes de que essa será a "segunda vinda" (segunda e última) do Messias, para a restauração total das coisas.

Em 2012 estávamos em Londres, na época das Olimpíadas, e encontramos na rua um grupo de Judeus distribuindo panfletos sobre Jesus. Pedimos licença e conversamos com eles e o que ouvimos deles é que está crescendo muito rapidamente o número de judeus que reconhecem a Jesus como o Messias e aguardam sua volta observando os sinais que Ele mesmo mandou que observássemos. São desses judeus e seus rabinos os estudos mais interessantes baseados na Bíblia e nos sinais que vêm acontecendo em escala assustadoramente crescente nesses últimos dias.

Gosto muito do texto em Lucas 21.25-28. Particularmente o verso 28 que diz: "Ora, ao começarem estas coisas a suceder, exultai e erguei a vossa cabeça; porque a vossa redenção se aproxima." Isso é conselho de Jesus, devemos estar atentos aos sinais para sabermos que nossa redenção se aproxima e assim confortar-nos uns aos outros estimulando a fé e a santificação sem as quais ninguém verá o Senhor. Se estivermos sempre achando que fulano está tentando "marcar" a data da volta de Jesus dificilmente perceberemos os sinais, muitos dos quais já estão acontecendo diante de cristãos adormecidos em sua fé morna e confortante. Ninguém pode dizer que estão "marcando" a data da volta ou do Arrebatamento só porque os estudos apontam para 2015 ou 2017, mesmo porque em um ano temos muitos dias e muitas horas, ninguém conseguirá jamais saber qual deles Jesus escolherá para vir buscar os que acreditam n'Ele, mesmo que acertem o ano, nunca saberão o dia exato e a hora do maior evento que esse planeta vai presenciar.

O que não podemos é viver achando que por não sabermos quando isso ocorrerá podemos deixar certas coisas para depois, não, é muita negligência com os conselhos do próprio Messias: Estejam atentos, vigiem, observem os sinais... Pensem nisso e busquem conhecer mais de Deus, vocês que não têm ainda intimidade com Ele, todo mundo vai precisar disso cedo ou tarde. Se tudo isso for ilusão como muitos dizem, mesmo assim, você não terá nada a perder buscando a fé, você só vai ganhar com isso, mas, se isso for uma realidade, você só vai descobrir e poder comprovar no último minuto, quando já for tarde demais, e nesse caso, olha, eu não queria MESMO estar na sua pele.

"Acautelai-vos por vós mesmos, para que nunca vos suceda que o vosso coração fique sobrecarregado com as conseqüências da orgia, da embriaguez e das preocupações deste mundo, e para que aquele dia não venha sobre vós repentinamente, como um laço. Pois há de sobrevir a todos os que vivem sobre a face de toda a terra" Lucas 21.34-35

[1]

[2]