A Palavra

Eugene H. Peterson, professor emérito do Regent College, em Vancouver – Canadá, diz o seguinte: Esse livro (a Bíblia) nos torna participantes no mundo da existência e da ação de Deus; nós não participamos dele em nossos próprios termos. Não elaboramos a trama nem decidimos qual será o nosso personagem. Esse livro tem poder gerador: coisas acontecem conosco quando permitimos que o texto nos inspire, nos estimule, repreenda, apare as arestas. Ao chegar ao fim desse processo, não somos mais a mesma pessoa.

domingo, 26 de abril de 2015

A Terra Cambaleia...

"Haverá sinais no sol, na lua e nas estrelas. Na terra, as nações se verão em angústia e perplexidade com o bramido e a agitação do mar. Os homens desmaiarão de terror, apreensivos com o que estará sobrevindo ao mundo; e os poderes celestes serão abalados.” Lucas 21.25, 26.

Esta semana que termina tivemos, no Brasil, um tornado em Santa Catarina (dia 20), que assustou pela intensidade, maior do que o que se costuma ver por aqui. Na mesma semana, no dia seguinte (21), tivemos a tromba d’agua no Amazonas. Todos estes fenômenos são possíveis nestas regiões, mas não são comuns nesta intensidade.



A erupção do vulcão Calbuco ( no Chile dia 22) dormente havia mais de 50 anos, provocou medo, confusão e correria, como era de se esperar. O governo chileno precisou deslocar mais seis mil pessoas que viviam na zona de risco próxima ao vulcão. Segundo notícias do UOL, as cinzas da erupção atingiram parte da Argentina e Uruguai e já alcançam o extremo sul do Brasil, atingindo Santana do Livramento – RS.

Saindo do Brasil, o Nepal enfrentou um terremoto de 7.8 na escala Richter no sábado (dia 25) e outro no domingo (dia 26), que atingiu 6.7, alcançando países vizinhos como Bangladesh, Índia e o Paquistão. Os mortos passaram de 2 mil.

“É até desnecessário lembrar que ultimamente, a natureza parece estar em revolta contra o ser humano. Nunca se ouviu falar tanto sobre terremotos, enchentes, tsunamis, tremores de terra, até em lugares nunca antes abalados, fome em vários pontos do planeta e desordens climáticas mil. Claro, isto tudo se deve mesmo ao desequilíbrio que a própria humanidade provocou por conta do progresso desenfreado e mal planejado. Mas, como alguém poderia prever que a humanidade faria tudo isso há mais de mil anos, com o mundo nada tecnológico da época, alguém poderia imaginar isto tudo que vemos hoje? Só sendo profeta mesmo. E a violência que parece cada dia mais irrefreável? Não é o amor se esfriando de quase todos? E as perseguições aos cristãos em certas culturas? Pode ser que, para alguns, isto não seja tão notório, pois não estão envolvidos com igrejas por todo o mundo, recebendo relatórios de suas atividades, mas nós, os cristãos, sabemos muito bem de todas as barbaridades que andam acontecendo por aí e, posso garantir, é assustador! Há uma perseguição real e cruel em lugares onde o Cristianismo tenta dividir sua fé e minorar o sofrimento das classes desfavorecidas. Cristãos estão sendo mortos mesmo, e por métodos que só podem ter nascido nas profundezas do inferno. E os anticristos? Já perdemos até a conta de quantos apareceram. Falsos profetas então brotam da terra como praga. Enfim, estas são apenas as profecias mais evidentes que estão se cumprindo agora, pois há outras mais misteriosas que não vêm ao caso no momento. Outra coisa interessante é que nunca o evangelho foi tão propagado também como agora, tudo isto já é para o testemunho das nações que Jesus predisse...” (Pg 177 do livro Sangrando até à vida).

Este texto acima, extraído do livro, alerta para o fato de que Jesus, além de Sacerdote e Rei, tinha a função de Profeta. Ele predisse todas estas coisas acima em sua fala registrada em Mateus 24.3-14, como aviso aos Seus discípulos para que não se descuidassem na vida e fossem apanhados com “culpa no cartório”. O aviso é para eles e para nós também, que já estamos enfrentando o período ao qual Ele se refere ali. Confira lá, é importante...

Os versículos do início deste texto, em Lucas 21, falam que “os poderes celestes serão abalados”. Este abalo atingirá a terra também, já tem atingido na verdade, com tsunamis e tudo mais que temos visto em uma intensidade cada vez maior. Em Isaías 24.20 está escrito: “A terra cambaleia como um bêbado, balança como uma cabana ao vento; tão pesada sobre ela é a culpa de sua rebelião que cai para nunca mais se levantar!”

Você pode até achar que isto aqui está muito exagerado, que ninguém mais tem paciência para ficar se alarmando com coisas desse tipo. Tudo bem, continue achando, mas pelo menos preste atenção para não ser pego de surpresa, pois os acontecimentos estão aí e comprovam que a Bíblia não está de brincadeira com ninguém. Não precisa acreditar na minha palavra, mas acredite na Palavra de Deus, ela alerta para que ninguém caia em condenação por falta de aviso. Teremos misericórdia da parte de Deus unicamente se levarmos a sério o que Ele nos diz.

Para finalizar, considere mais este alerta que está no evangelho de Lucas: Isto não foi registrado ali por acaso nem para preencher espaço, é uma advertência de que virão coisas difíceis para enfrentarmos por aqui, e muitos não vão conseguir se sustentar em pé se não estiverem ligados na Palavra, levando muito a sério sua vida espiritual. Estejam sempre atentos e orem para que vocês possam escapar de tudo o que está para acontecer, e estar de pé diante do Filho do homem. (Lucas 21.36)

3 comentários:

  1. QUAL A SINAGOGA DA ÉPOCA QUE CONSAGROU JESUS COMO SACERDOTE. DE QUAL PAIS ELE FOI REI.

    ResponderExcluir
  2. QUAL A SINAGOGA DA ÉPOCA QUE CONSAGROU JESUS COMO SACERDOTE. DE QUAL PAIS ELE FOI REI.

    ResponderExcluir
  3. muito bom o comenta sobre a biblia estes assunto não falam nas igreja só falam de bencão

    ResponderExcluir