A Palavra

Eugene H. Peterson, professor emérito do Regent College, em Vancouver – Canadá, diz o seguinte: Esse livro (a Bíblia) nos torna participantes no mundo da existência e da ação de Deus; nós não participamos dele em nossos próprios termos. Não elaboramos a trama nem decidimos qual será o nosso personagem. Esse livro tem poder gerador: coisas acontecem conosco quando permitimos que o texto nos inspire, nos estimule, repreenda, apare as arestas. Ao chegar ao fim desse processo, não somos mais a mesma pessoa.

quarta-feira, 13 de dezembro de 2017

DOIS PODERES A NOSSO FAVOR


Portanto, visto que temos um grande sumo sacerdote que adentrou os céus, Jesus, o Filho de Deus, apeguemo-nos com toda a firmeza à fé que professamos, pois não temos um sumo sacerdote que não possa compadecer-se das nossas fraquezas, mas sim alguém que, como nós, passou por todo tipo de tentação, porém, sem pecado. Hebreus 4:14,15

Todo cristão sabe que suas orações são atendidas se forem feitas com fé. A fé é primordial para que sejamos ouvidos por Deus; como nos mostra o verso 13 que está no livro de Jó no capítulo 35. “Só gritos vazios Deus não ouvirá, nem atentará para eles o Todo-Poderoso.” Podemos estar clamando diante de Deus, aos berros mesmo, mas se não tivermos fé, nossos brados serão para Ele como “gritos vazios” apenas. Coisa vã, só isso.

No entanto, além da fé, podemos contar com uma ajuda muito poderosa para que as nossas orações cheguem a Deus e sejam ouvidas realmente. Quem de nós nunca esteve tão desesperado ou desesperada que até orar parecia algo impossível. Nesses momentos, as palavras somem, ou então, quando as encontramos e usamos, elas não parecem ter a força suficiente nem para transpor o teto quanto mais para atingir os céus. Pois bem, graças a Deus mesmo, nossas orações não precisam contar apenas com a nossa capacidade de demonstrar a fé que temos ou com a nossa habilidade no uso das palavras ou mesmo nossa força de expressão para convencer a Deus. Isso nunca funcionaria mesmo pois Deus sabe que somos pó.

O que precisamos na realidade, no momento da oração, é simplesmente usar os meios certos, ou seja: aqueles que o próprio Deus nos ensinou quando andou entre nós na Pessoa de Jesus. Existe a fé, fator indispensável, mas, precisamos nos lembrar que não é a fé em qualquer coisa ou qualquer pessoa que vai funcionar. Se usarmos outros meios, poderemos até ser ouvidos mas não poderemos ter certeza se fomos atendidos por Deus. Jesus deixou claro para todos os discípulos e para todos os que creem, que Ele é o caminho para chegarmos ao Pai. Veja esses dois versículos bíblicos: “Disse-lhe Jesus: Eu sou o caminho, e a verdade e a vida; ninguém vem ao Pai, senão por mim.” Escrito em João 14:6 e também este no verso 13 do mesmo livro e mesmo capítulo: “E tudo quanto pedirdes em meu nome eu o farei, para que o Pai seja glorificado no Filho. 

Temos dois intercessores que nos ajudam nos céus. Jesus Cristo, nosso Advogado junto ao Pai e o Espírito Santo. Seja para alcançarmos alguma graça para suprir nossas necessidades ou para alcançarmos perdão quando pecamos. Vejam esses dois versos bíblicos: “Meus filhinhos, escrevo-lhes estas coisas para que vocês não pequem. Se, porém, alguém pecar, temos um intercessor junto ao Pai, Jesus Cristo, o Justo.” (I João 2:1) e este outro: “Quem fará alguma acusação contra os escolhidos de Deus? É Deus quem os justifica. Quem os condenará? Foi Cristo Jesus que morreu; e mais, que ressuscitou e está à direita de Deus, e também intercede por nós. Romanos 8:33,34.

E para aqueles momentos em que passamos por coisas que nos tiram as palavras, que até mesmo nos endurecem o coração, quando não sabemos como orar porque o medo, a dor ou a tristeza são muito grandes, podemos contar com o Consolador, o Espírito Santo que nos assiste em toda e qualquer fraqueza de uma maneira que o coração do Pai jamais desprezaria. Veja isto registrado lá em Romanos 8:26: “Da mesma forma o Espírito nos ajuda em nossa fraqueza, pois não sabemos como orar, mas o próprio Espírito intercede por nós com gemidos inexprimíveis.”

Portanto, seja qual for o problema ou o tamanho dele, não devemos esquecer nunca que temos dois poderes aos quais podemos recorrer segundo a própria legislação celestial. Com certeza absoluta encontraremos socorro nos céus em toda e qualquer circunstância, até quando nem mesmo sabemos como orar. Deus já deixou tudo preparado e mais do que explicado para os que são dele, só precisamos exercitar isso sempre, lembrando que Deus é um Pai de amor.

Assim sendo, aproximemo-nos do trono da graça com toda a confiança, a fim de recebermos misericórdia e encontrarmos graça que nos ajude no momento da necessidade. Hebreus 4:16.

Nenhum comentário:

Postar um comentário