A Palavra

Eugene H. Peterson, professor emérito do Regent College, em Vancouver – Canadá, diz o seguinte: Esse livro (a Bíblia) nos torna participantes no mundo da existência e da ação de Deus; nós não participamos dele em nossos próprios termos. Não elaboramos a trama nem decidimos qual será o nosso personagem. Esse livro tem poder gerador: coisas acontecem conosco quando permitimos que o texto nos inspire, nos estimule, repreenda, apare as arestas. Ao chegar ao fim desse processo, não somos mais a mesma pessoa.

sábado, 11 de julho de 2015

Ninguém poderá dizer que não foi Avisado !


"Depois disso, derramarei do meu Espírito sobre todos os povos. Os seus filhos e suas filhas profetizarão, os velhos terão sonhos, os jovens terão visões. Até sobre os servos e as servas derramarei do meu Espírito naqueles dias. Mostrarei maravilhas no céu e na terra, sangue, fogo e nuvens de fumaça. " Joel 2.28,29,30 e 31.
Nunca esses versículos do profeta Joel provocaram tantas discussões e divergências de opiniões como as que temos visto ultimamente. Todos nós temos observado o quanto essas coisas têm aumentado por todo o mundo; cada dia mais ouvimos falar de jovens, crianças e velhos tendo sonhos e visões apocalípticas. Eu mesma assisti a vários vídeos essa semana gravados por jovens, adolescentes e crianças que estão sendo sacudidos por sonhos sobre o Arrebatamento. Facilmente percebe-se que não são criações de mentes infantis e imaturas. São mensagens sólidas que inclusive se integram e convergem para uma mesma direção confirmando a unidade da informação. Também temos visto os velhos tendo visões e principalmente as "coisas estranhas" acontecendo nos céus e na terra, tal como lemos no versículo citado no início.

Outra coisa diferente que vem acontecendo é o fato de os próprios judeus, rabinos e mestres, estarem estudando e se manifestando sobre o assunto. Estudos sobre o Shmittah, ou Shemitah, como o que faz o rabino Alan Horvath (quem quiser ver é só procurar no YouTube pelo nome dele), têm povoado os sites evangélicos por aí. Cuidado, porque na internet aparece de tudo, confira sempre com o que diz a Bíblia.

Enfim, esse estudo sobre o Shmittah, que trata do Ano Sabático do Senhor, tem provocado vários comentários. Alguns o desprezam porque acham que estão querendo "marcar" ou "programar" a volta de Jesus. É preciso atenção, pois ali, ninguém diz exatamente o dia nem a hora do evento principal(a volta de Jesus), apenas observam os sinais e percebem que o momento se aproxima a uma velocidade que muitos, por excesso de zelo, estão desprezando. O próprio Senhor chamou a atenção dos fariseus que sabiam observar os sinais dos tempos no mundo físico, mas não percebiam os sinais dos tempos do mundo espiritual. E mais, o Senhor também orienta seus discípulos a ficarem atentos para não serem pegos de surpresa, pois será na hora em que "menos esperamos" que Ele virá, e se estivermos desprezando todos os sinais que Ele mesmo indicou, será que estaremos preparados? Ou estaremos todos ocupados tentando resolver a nossa vida no mundo físico e deixando para depois a nossa vida no mundo espiritual entendendo que Jesus ainda pode demorar...

Em Mateus 24.44 Jesus diz o seguinte: "Assim, também vocês precisam[1] estar preparados, porque o Filho do homem virá numa hora em que vocês menos esperam." E também em Lucas 21.36: "Estejam sempre atentos[2] e orem para que vocês possam escapar de tudo o que está para acontecer, e estar de pé diante do Filho do homem". É claro que sabemos que esse preparo refere-se ao cuidado diário com a vida espiritual, mas no contexto da conversa de Jesus com os discípulos os versículos são exatamente uma orientação para os últimos dias, para ninguém "dormir" no ponto.

Muitos não se importam com os estudos sobre o Shmittah e com o fato de alguns judeus estarem se manifestando sobre a proximidade cada vez mais real da volta de Jesus porque acham que eles estão "ainda" aguardando a primeira vinda do Messias. Só que as coisas mudaram muito já, e temos um grande número de judeus Messiânicos que já estão cientes de que essa será a "segunda vinda" (segunda e última) do Messias, para a restauração total das coisas.

Em 2012 estávamos em Londres, na época das Olimpíadas, e encontramos na rua um grupo de Judeus distribuindo panfletos sobre Jesus. Pedimos licença e conversamos com eles e o que ouvimos deles é que está crescendo muito rapidamente o número de judeus que reconhecem a Jesus como o Messias e aguardam sua volta observando os sinais que Ele mesmo mandou que observássemos. São desses judeus e seus rabinos os estudos mais interessantes baseados na Bíblia e nos sinais que vêm acontecendo em escala assustadoramente crescente nesses últimos dias.

Gosto muito do texto em Lucas 21.25-28. Particularmente o verso 28 que diz: "Ora, ao começarem estas coisas a suceder, exultai e erguei a vossa cabeça; porque a vossa redenção se aproxima." Isso é conselho de Jesus, devemos estar atentos aos sinais para sabermos que nossa redenção se aproxima e assim confortar-nos uns aos outros estimulando a fé e a santificação sem as quais ninguém verá o Senhor. Se estivermos sempre achando que fulano está tentando "marcar" a data da volta de Jesus dificilmente perceberemos os sinais, muitos dos quais já estão acontecendo diante de cristãos adormecidos em sua fé morna e confortante. Ninguém pode dizer que estão "marcando" a data da volta ou do Arrebatamento só porque os estudos apontam para 2015 ou 2017, mesmo porque em um ano temos muitos dias e muitas horas, ninguém conseguirá jamais saber qual deles Jesus escolherá para vir buscar os que acreditam n'Ele, mesmo que acertem o ano, nunca saberão o dia exato e a hora do maior evento que esse planeta vai presenciar.

O que não podemos é viver achando que por não sabermos quando isso ocorrerá podemos deixar certas coisas para depois, não, é muita negligência com os conselhos do próprio Messias: Estejam atentos, vigiem, observem os sinais... Pensem nisso e busquem conhecer mais de Deus, vocês que não têm ainda intimidade com Ele, todo mundo vai precisar disso cedo ou tarde. Se tudo isso for ilusão como muitos dizem, mesmo assim, você não terá nada a perder buscando a fé, você só vai ganhar com isso, mas, se isso for uma realidade, você só vai descobrir e poder comprovar no último minuto, quando já for tarde demais, e nesse caso, olha, eu não queria MESMO estar na sua pele.

"Acautelai-vos por vós mesmos, para que nunca vos suceda que o vosso coração fique sobrecarregado com as conseqüências da orgia, da embriaguez e das preocupações deste mundo, e para que aquele dia não venha sobre vós repentinamente, como um laço. Pois há de sobrevir a todos os que vivem sobre a face de toda a terra" Lucas 21.34-35

[1]

[2]

Nenhum comentário:

Postar um comentário